AQUI ESTUDAM E TRABALHAM PESSOAS FELIZES

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UMA VIDA, UMA DIREÇÃO




Outro dia estive pensando, nesta disputa que está se formando em torno de algo que ainda é muito incerto: ELEIÇÃO PARA DIRETOR.

Muitos interesses, muitos olhares em volta do cargo...
Mas o que percebo também é que poucos têm condições de vestir a camisa de GESTOR.

Já ouvi dizer que só podemos vestir a camisa de uma empresa, quando nos dão a camisa, mas conheço uma pessoa que nunca esperou alguém lhe dar a camisa para vesti-la, ao contrário, ela mesma fez a sua e a vestiu há cerca de 40 anos.

Quando era criança e estudava nesta escola, via esta pessoa todos os dias recebendo os alunos no portão. A acolhida era fantástica: cantávamos o Hino Nacional, fazíamos oração em fila e caminhávamos até nossa sala. A Escola era diferente...

O tempo foi passando, e esta pessoa foi vendo as mudanças e tentando acompanhá-las.
Casou-se com seu Custódio, mas não o Custódio homem... Casou-se com a escola CUSTÓDIO GENEROSO VIEIRA e com ela já fez bodas de prata.

Preferiu não ser mãe de um, mas de muitos... e neste tempo em que cuida do CUSTÓDIO, já gerou centenas e milhares de filhos no coração.

Encontrar um GESTOR assim, não é fácil... Lembro-me de uma ocasião que durante as férias de janeiro, lá estava nossa diretora varrendo a calçada da escola. Nunca vi um amor tão grande assim...

Talvez, você esteja pensando: mas em plena era do conhecimento, de que vale essa visão romântica da educação? Eu lhe respondo com outra pergunta: "De que vale tanto conhecimento, sem amor?

É impossível conceber uma ideia em Educação sem conhecimento, sem pesquisa, mas também é impossível, pensar em Educação sem sentimentos, sem emoção.

Muitos estão disputando apenas um salário melhor, outros buscam fuga de sala de aula, outros buscam poder para mandar...

EU, PARTICULARMENTE, QUE JÁ FUI ALUNA E HOJE SOU PROFESSORA DO "SEU CUSTÓDIO", QUERO VIVER PARA VER, O QUE SERÁ DESTA ESCOLA SEM ELA...
SUELI SIQUEIRA
.


Por Lílian da Silva Rocha Matins

Um comentário:

  1. Que homenagem maravilhosa para uma pessoa tão querida! Pude ter o prazer de trabalhar aí no Custódio há 23 anos atrás. Foi a minha primeira escola na rede municipal e eu era somente uma menina (17 anos)totalmente sem experiência. Encontrei em Sueli uma pessoa cativante e estimuladora. Lembro-me dela até hoje com muito carinho. Parabéns Sueli por sua dedicação.
    Beijos, Simone Peixoto Gomes

    ResponderExcluir