AQUI ESTUDAM E TRABALHAM PESSOAS FELIZES

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

4ª SEMANA DE AGOSTO EJA Ética e Cidadania

COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA E CIDADANIA

PROFESSORA:CLÁUDIA MARCIAS

DESENVOLVIMENTO: NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, A PROFESSORA DA TURMA APRESENTOU O TEXTO EM ESTUDO AOS ALUNOS, ONDE FIZERAM A LEITURA E COMPREENSÃO DO TEXTO. APÓS, OS ALUNOS SELECIONARAM E REALÇARAM NO PRÓPRIO TEXTO AS CONTRIBUIÇÕES DE CADA IMPERIO E TAMBÉM DIGITARAM AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOLICITADAS PELA PROFESSORA.

REINO AFRICANO

Como já sabemos, por causa do racismo e da escravidão, muito da cultura africana e afro-brasileira foi subalternizado, excluído da nossa memória individual e coletiva.

A maioria dos africanos que vieram para o Brasil durante a colonização foram provenientes da Guiné Angola e do Congo.Eles integravam dois grandes grupos separados por diferenças lingüísticas e culturais: Sudaneses e Bantos.

Os sudaneses dividiam-se em diversas etinias como:hauçás, iorubás, nagôs, e muitos eram mulçumanos, alfabetizados e vindos do golfo da guiné e concentraram-se principalmente na Bahia.

Os bantos dividiam-se em grupos étnicos como:congos,benguelas,angolas,cabindas e se espalharam por Pernambuco,Maranhão e sudeste da colônia.

Império de Gana

Entre os séculos IV e XI, era conhecido como o Império do Ouro. Seu povo dominava técnicas de mineração e usava instrumentos como a bateia, importante para o avanço do ciclo do ouro no Brasil. O clima úmido da região favorecia o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Império de Mali

Expandiu-se por volta do século XII. As cidades de Tumbuctu, Gao e Djene eram importantes centros universitários e culturais. O povo Dogon, que habitava a região, registrou em monumentos as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e a estrutura espiral da Via-Láctea, observações feitas a partir do século XVII, na Europa.

Império de Songai

Nos séculos XIV e XV, se sobrepôs ao Império de Mali. Técnicas de plantio e de irrigação por canais foram aperfeiçoadas e vieram para o Brasil juntamente com os negros escravizados. Esses saberes favoreceram a expansão da agricultura, principalmente durante os ciclos da cultura de cana-de-açúcar e do café.


Civilização Iorubá

Desenvolveu-se a partir do século XI. Os povos dominavam técnicas de olaria, tecelagem, serralheria e metalurgia do bronze, utilizando a técnica da cera perdida (molde de argila que serve de receptáculo para o metal incandescente). A capital, Oyo Benin, era dividida em quarteirões especializados (curtume, fundição etc.).


Reino do Congo

Já no final do século XVI, os habitantes dessa região eram especialistas em forjar ferro e cobre para produção de ferramentas. Introduziram na nossa lavoura a enxada, uma espécie de arado e diversos tipos de machados, que serviam tanto para cortar madeira como para uso em guerras.


  1. Identifique os impérios e reinos de onde vieram os negros que foram escravizados no Brasil e as tecnologias que trouxeram,UTILIZANDO O RECURSO REALÇAR:

  1. Procure no mapa para onde se dirigiram os Sudaneses e Bantos vindos da África ao chegarem ao Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário