Conteúdo: Unidades de Medida
Ano de Escolaridade: 4°
Professora: Claúdia Aguiar
Objetivos:
- Reconhecer a unidade de medida adequada à cada situação.
- Descrever os elementos que compramos por metro.
- Fazer a correspondência entre quilos e gramas.
- Provocar uma reflexão sobre o que pesa mais.
Desenvolvimento:
Abordamos o assunto, promovendo uma conversa informal sobre situações do dia a dia em que precisamos medir alguma coisa e sobre qual o instrumento que utilizamos em cada caso. Em seguida, na atividade as crianças fizeram o registro. Na última atividade, provocamos os alunos a refletir sobre o que pesa mais e todos responderam que 1 quilo de ferro é mais pesado que 1 quilo de algodão. Após muitas comparações com outros elementos: 1 quilo de trigo e 1 quilo de fubá / 1 quilo de laranjas e 1 quilo de manga / 1 quilo de roupas e 1 quilo de sabão ... as crianças chegaram a conclusão de 1 quilo é sempre 1 quilo, qualquer que seja o elemento, o que diferencia é a quantidade de produto
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário