AQUI ESTUDAM E TRABALHAM PESSOAS FELIZES

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Atividades de Lílian Martins - Semana de 24 a 29/08











Disciplina: Português

Professores: Cláudia Aguiar e Ana Lúcia (4° e 5° anos)

Programa Utilizado: Power Point

Conteúdo: É com S ou com Z?

Objetivos:

  • Encontrar o nome das figuras na cruzadinha;

  • Fixar algumas palavras escritas com S e com Z;

  • Completar corretamente as palavras com S ou Z;

  • Enriquecer as frases com as palavras pedidas, para contribuir na criação de frases mais significativas;

  • Encontrar a palavra que melhor se adequa a cada frase dada.

Desenvolvimento:

Percebendo a dificuldade que os alunos tem em memorizar as regras ortográficas, planejamos esta atividade com intuito de ajudar os alunos a fixar algumas palavras que são escritas com S e com Z. A memorização em forma de brincadeira é a melhor metodologia de ensino e os alunos não esquecem quando aprendem desta forma. Montamos uma competição entre as duplas, na qual a regra não era o tempo, mas a escrita correta. Todos prestaram muita atenção e quase não houve erro, o que não acontece quando estão escrevendo um texto ou uma fr

Atividades de Lílian Martins - Semana de 24 a 29/08






Disciplina: Português

Professores: Eliete e Carlos Alexandre

Programa Utilizado: Power Point

Conteúdo: Formação de Palavras com Sílabas Simples

Objetivos:
  • Escrever corretamente o nome das figuras na cruzadinha;
  • Escrever a sílaba faltosa nas palavras, observando a sua posição.

Desenvolvimento:

Retomamos as sílabas estudadas no primeiro semestre oralmente, em seguida realizamos as atividades. A maioria dos alunos já está no nível alfabético, mas ainda há alunos que necessitam fixar melhor os fonemas produzidos pelas letras, para então iniciar o processo de leitura e escrita.
Aproveitamos a aula para retomar também o trabalho com a consciência fonológica.

Atividades de Lílian Martins - Semana de 24 a 29/08


Disciplina: Português


Programa utilizado: Word


Professora: Miriam (5° ano)


Conteúdo: Produção de Texto - Efeito Gripe Suína


Objetivos:


  • Ler e interpretar a imagem;

  • Elaborar um texto de acordo com a cena;

  • Refletir e discutir as medidas de prevenção à gripe A.

Desenvolvimento:


Após discussão do assunto, fizemos análise e interpretação da cena.


Chamamos a atenção dos alunos que, embora muitos humoristas estejam utilizando a gripe A para fazer humor, piadas, charges... não devemos considerar a gravidade da situação e não brincar na hora dos cuidados preventivos.


Em seguida os alunos elaboraram textos em dupla.

Alfabetização

Alfabetização Fônica Semana 17/08 a 21/08 - Sônia Rogéria

Atividade: Trabalhando a letraR

Público: 1° ano de escolaridadeProfessora: Valéria

Objetivos: Reconhecer a consoante R e o fonema que ela representa, para a aquisição da escrita de novas palavras.

Recursos: CD Rom Alfabetização Fônica Computadorizada

Desenvolvimento: Apresentação da letra R. Em seguida foram apresentado figuras e os alunos marcaram as cujos os nomes iniciavam com a letra R. Na próxima página foram apresentado palavras e os alunos selecionaram as que os nomes iniciavam com a letra R. Apresentada a família silábica do R, os alunos completaram as palavras com as sílabas que estavam faltando de acordo com as figuras apresentadas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

INFORMAÇÃO - O MELHOR REMÉDIO CONTRA A GRIPE SUÍNA


1. O que é a gripe A?


É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.


2. Quais os sintomas?


Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1).


3. Qual é o agente causador da doença?


O vírus da nova gripe é o influenza A (H1N1), novo subtipo do vírus da influenza, o causador da gripe. Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte. Porém, um estudo mais recente mostrou que o novo vírus é bem diferente daquele que normalmente circula entre os porcos norte-americanos. O vírus da nova gripe contém material genético dos vírus humanos, de aves e suínos.


4. Quais são as formas de contágio?


A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, e em locais fechados. Isso porque, de acordo com os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias presentes na carne de gado suíno.


5. A doença gripe A tem cura?


Tem tratamento. Há um medicamento antiviral, o Tamiflu - que contém oseltamivir, substância já usada contra a gripe aviária. Indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ele está disponível na rede pública para ser usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. O Ministério da Saúde está controlando o remédio - cujo estoque afirma ser suficiente para o país - para evitar a automedicação. De acordo com o ministério, a prática levaria ao mascaramento de sintomas, ao retardamento do diagnóstico e até à vitória do vírus.


6. Existe vacina contra o mal?


Só para porcos. Para o ser humano, não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Segundo a OMS, autoridades de saúde dos Estados Unidos tomaram os primeiros passos para iniciar a produção de uma vacina contra o vírus, mas não há previsão para o desenvolvimento dela. A vacina contra a gripe humana não protege contra a nova gripe.


7. Há medidas preventivas que possam ser tomadas no dia-a-dia?


São elas:


1) evitar contato direto com pessoas gripadas;


2) ficar em casa se estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);


3) cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar;


4) lavar as mãos frequentemente (principalmente antes de comer ou de tocar os olhos, nariz ou boca e depois de tossir, de espirrar e de usar o banheiro);


5) usar máscara cirúrgica em locais de grande concentração de pessoas, como aeroportos, ruas movimentadas e shopping centers.


As autoridades sanitárias americanas também orientam, como forma de aumentar a resistência do organismo, tenham no mínimo 8 horas de sono por dia, bebam líquidos em abundância, consumam alimentos nutritivos e pratiquem exercícios físicos. De acordo com a Inbravisa, as dicas do CDC devem ser seguidas pelos brasileiros. A elas, o Ministério da Saúde recomenda que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, o que ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que se evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

Postado por Lílian da Silva Rocha Martins

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS


ATENÇÃO!ATENÇÃO!!!


Nesta segunda-feira (17/08) estaremos retomando nossas atividades com os alunos do Ensino Fundamental.


A galerinha da Educação Infantil só deverá retornar no dia 24/08.


Quem estiver gripado não deverá vir à escola. As faltas neste período serão justificadas, desde que um Responsável pelo aluno informe ao professor.


Vamos seguir a velha receitinha da vovó porque...


PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR!