AQUI ESTUDAM E TRABALHAM PESSOAS FELIZES

domingo, 31 de maio de 2009

semana de 25 a 30 de maio



atividade realizada na ALFA EJA


professora:Márcia


recurso: Excel


Objetivo



  • Conhecer a variedade de combinações de letras utilizadas para escrever e associar ao som inicial das gravuras.


desenvolvimento


Os alunos no Office Excel asssociam o som inicial de cada imagem a letra que representa este som e utilizando o mouse clicam na gravura e arrastam para o quadrinho que apresenta a letra com que inicia aquela imagem.
Postado por Ana Paula

ALFA EJA


Componente Curricular:

Ciências Naturais e Língua Portuguesa

Professora: Márcia

Objetivo:

Ler e interpretar imagens demonstrando seus conhecimentos prévios e seus conhecimentos acerca da linguagem;

Utilizar a escrita no sentido correto;

Fixar a escrita de palavras com ão- al-ce e ci e lh;

Diferenciar legumes, verduras, cereais e frutas;

Reconhecer a importancia destes alimentos para nossa saúde.
Desenvolvimento:
Estive previamente junto a professora da turma que pediu-me que a ajudasse a preparar uma atividade de ciências, no laboratório, para trabalhar a importancia dos alimentos para nossa saúde e diferenciar tipos de alimentos. Então aproveitando para fixar as dificuldades já trabalhadas anteriormente: CE Ci/ ÃO/LH e palavras terminadas com L, elaborei esta atividade,onde os alunos visualizando a imagem do alimento teria que escrever o nome deste alimento no grupo a que este pertence .
Gostaria de ressaltar que geralmente a turma visita o laboratório em grupos, pois, são turmas multisseriadas e a professora da turma fica em sala de aula com outro grupo da turma, enquanto a atividade é realizada pelos alunos que estão no laboratório, com o meu acompanhamento.

sexta-feira, 29 de maio de 2009


Sonia - 25 a 30 de maio


Disciplinas: Português e ciências.

Programas Utilizados: Internet, Paint e software Positivo.


Objetivos:Concientizar dos males que o cigarro de tabaco causam a saúde e transformá-los em repassadores dessa ideia.


Desenvolvimento: Os alunos usando o site de busca google digitaram - os males do fumo - e pela solicitação da professora entraram http://pt.shovoong.com/books/1708981-osmalesdofumo/, onde leram e se informaram sobre o assunto, depois copiaram do software positivo o cartaz de combate ao fumo e colaram no paint e redigiram um pequeno texto.

Produção Textual - Crianças Felizes


Sônia - 25 a 30

Disciplina: Língua Portuguesa/2° ano/ProfessoraValéria.


Objetivo: Desenvolver a escrita e levar o aluno a melhorar a autoestima.


Desenvolvimento: Depois de ser debatido em sala de aula os direitos e deveres das crianças, os alunos produziram um texto usando o editor de texto Word , onde eles escreveram o que era preciso para uma criança ser feliz.

Conjuntos




Sônia Rogéria - 25 a 29




Disciplina: Ciências e Matemática/ 2° ano/ Professor Alexandre.


Programa Utilizado: Word, Paint e software do Positivo.




Objetivos: Identificar os elementos da natureza;


Explorar o conceito de conjunto;


Ordenar os elementos usando os números ordinais.




Desenvolvimento: Após ser trabalhado em sala de aula os alunos observaram a figura dada e nomearam um dos elementos da natureza presente na gravura. Formaram conjuntos com a quantidade indicada. Observando a figura colocaram os personagem em ordem que apareceram.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

atividades realizadas na semana de 25 a 30 de maio

atividades realizadas com a IV fase na EJA
Componente Curricular : matemática
Professora Leonice
Recurso utilizado: Power Point
Objetivos:
Perceber a utilidade dos números no cotidiano:contar medir e codificar;
Reconhecer a moeda usada em nosso país;
Escrever por extenso os valores em real;
Saber preencher um cheque.


Por Ana Paula
















atividade realizada na Alfa EJA
Prof. Márcia
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Objetivo:
Fixar o estudo das palavras com ce e ci;
perceber o valor sonoro da letra C com as vogais e e i .
recurso utilizado: power point
Desenvolvimento:
A proposta da professora desta turma era fixar o estudo do CE e do CI que já havia introduzido em sala de aula.
Foi preparado então esta atividade no power point, onde no 1º slide os alunos reescreveram as palavras separando-as nas caixinhas de texto, de um lado as palavras com CE e do outro com CI.
No segundo slide a atividade foi realizada pelos alunos no modo apresentação de slide, onde os alunos formaram palavras através das sílabas apresentadas.

Postado por Ana Paula

domingo, 24 de maio de 2009

atividades realizadas na semana de 18 a 23 de maio

atividades realizadas na II e III fase da EJA



Objetivo:




  • Ler escrever e formar palavras através da discriminação auditiva e visual das dificuldades ortográficas em estudo.(Palavras utilizando o "l" ou "U".)


postado por Ana Paula

atividades realizadas na semana de 18 a 23 de maio


Atividade realizada com a III e IV fase da EJA.

objetivo:


  • produzir diálogos;

  • Empregar corretamente letras maiúsculas e minúsculas;

  • Empregar corretamente os sinais de pontuação adequados;

Postado por Ana Paula.

segunda-feira, 18 de maio de 2009


Sonia - 11 a 15/05

Ano de escolaridade: 1° ano

Professora : Roseni

Recurso : Word


Objetivos:


  • Desenvolver a escrita e leitura

Corpo humano

Sonia - 11 a 15/05
Ano de Escolaridade: 3° ano
Professora: Janaína
Disciplina: Ciências
Recurso: Power Point

Objetivos:
  • Identificar as partes do corpo humano;
  • Localizar os órgãos em nosso corpo.

Letra H - alfabetização.


Sônia Rogeria - 11 a 15/05


Ano de Escolaridade: 1° ano

Professora : Eliete

Professora de informática: Sônia

Disciplina: Português

Recurso: Word


Objetivos:



  • Identificar a letra H ;

  • Desenvolver a escrita alfabética;

  • Fazer a leitura de imagens.

domingo, 17 de maio de 2009

atividades realizadas no laboratório nesta semana na EJA

Nesta semana foram realizadas 02 atividades na EJA (terça e quarta),pois, 2ª feira foi realizado o conselho de classe, 5ªfeira falta abonada pela SMEC e 6ª reunião com o DID.
Ana Paula

Alfa EJA


atividade realizada na Alfa (em 02 visitas ao laboratório)

Professora: Márcia

Prof. de informática: Ana Paula

Objetivo:


  • Fazer a leitura de imagens;

  • Perceber a escrita alfabética de palavras;

  • Identificar as letras maiúsculas e de imprensa;

  • utilizar alguns recursos do Microsoft Office Excel.

matematica na Alfa EJA



Atividade realizada na turma Alfa EJA


professora: Márcia


professsora de informática: Ana Paula


Objetivo:





  • Identificação da posição de um número numa seguência;


  • Utilização da noção de sucessor(depois) e antecessor(antes).

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lílian da S. R. Martins - 11 a 15 / 05


Ano de Escolaridade - 5° ano


Professora: Ana Lúcia


Disciplina: Português (Produção Textual)


Recursos: Word e Paint




Objetivos:



  • Colocar-se (imaginariamente) na condição de sua mãe para refletir sobre a vida dela.

  • Escrever um texto em 1ª pessoa (como se fosse a sua mãe).

  • Compreender que o dia das Mães é todo dia, e que todo dia devemos homenageá-la.
  • Pintar uma imagem no Paint para ilustrar sua produção.

Desenvolvimento:

A proposta solicitada pela professora regular era trabalhar com produção de texto, visto que esta tem sido a maior dificuldade da turma.

Preparamos então uma produção diferente. A criança deveria se colocar no lugar da sua mãe para descrever a sua vida. Dizer se é feliz, quais são seus sonhos, seus objetivos de vida...

Nesta posição, a produção deveria ser escrita em 1ª pessoa, observando a concordância nominal, a coerência e a coesão.

Em seguida, na pasta (300 imagens) que temos em nossos arquivos, cada criança escolheu uma imagem que combinasse com sua produção. Abrimos no Paint, as crianças pintaram e colaram no Word.

O texto que segue em anexo é da aluna Thamires do 5° ano, cuja mãe veio do nordeste para o Rio no ano passado. Mantivemos a linguagem regional.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

atividade desenvolvida na III e IV fase


Objetivo:



  • tornar o aluno capaz de desenvolver seu próprio currículo;

  • desenvolver hablidades no Microsof Word.

Ana paula

atividade desenvolvida na I fase da EJA

objetivo: identificar as letras do alfabeto;
identificar a idéia de ordem ocupadas pelas letras .
Ana Paula

domingo, 10 de maio de 2009

ativ. carta com a I fase da E.J.A.


objetivos: Ampliar as possibilidades de comunicação por meio de vários instrumentos;
Reconhecer a diferenças entre linguagem oral e escrita, fazendo a autocorreção com ajuda da professora.
Perceber as características dos diferentes tipos de textos;

Postado por Ana paula

atividades realizadas com a I fase E.J.A.


atividades realizadas com os nossos alunos da I fase, E.J.A

Lílian da S. R. Martins - 04 a 08 de maio / 2009


Ano de Escolaridade: 2º ano
Professores: Gabriela
Objetivos:


  • Observar as peças que compunham o guarda roupa da Mônica;

  • Classificar os elemenos para organizá-los e justificar a sua arrumação;
Desenvolvimento:
Após trabalhar o conteúdo em sala de aula, utilizando-se de diversos elementos como tampinhas, fichas coloridas... levamos os alunos ao laboratório, onde propusemos uma atividade no Word em que as crianças deveriam arrumar o guarda roupa da Mônica, clicando e arrastando para uma das seis colunas que representavam as divisões de um guarda roupa. Não foi determinado nenhum critério para a organização, pois esta seria tarefa das crianças. Após a classificação eles deveriam justificar porque arrumaram daquela forma.
Foi possível perceber diferentes critérios: roupas pequenas / roupas grandes - roupas claras / roupas escuras - roupas de baixo / roupa de cima - roupas / sapatos.

Observação:
Esta atividade consta online no site da Mônica, mas passamos para o Word para não correr o risco de não conseguir realizá-la na data combinada, devido algum problema na Internet.

Lílian da S. R. Martins - 04 a 08 de maio/2009




Ano de Escolaridade: 5º ano

Professoras: Ana Lúcia, Criscilamara e Miriam

Objetivos:

* Completar o mapa da América do Sul com os países faltosos.
* Verificar o mapa e fazer as correções necessárias.
* Responder questões relativas ao continente sul americano.

Desenvolvimento:
Após estudo do conteúdo nas respectivas salas de aula, repassamos os pontos principais no laboratório de informática, onde os alunos realizaram a atividade em dupla. No final puderam consultar o mapa da América do Sul, para fazer as correções necessárias e assim fixar melhor o conteúdo.
Importante:
No laboratório fica mais fácil perceber as dificuldades de leitura e escrita (ortografia, segmentação) para atuar junto ao professor regular no resgate e na busca do sucesso escolar.








sexta-feira, 8 de maio de 2009


SONIA ROGERIA - 04 A 08

OBJETIVOS: DIFERENCIAR NÚMEROS DE LETRAS;

RECONHECER AS LETRAS QUE COMPÕEM SEU NOME.

FERRAMENTAS UTILIZADAS: PAINT

DESENVOLVIMENTO: O aluno selecionou, no quadro onde estavam dispostos letras e números, as letras que compôem seu nome e riscou todos os numerais no quadro.

domingo, 3 de maio de 2009

ANATOMIA DE MÃE

O coração de uma mãe é um abismo profundo em cujo fundo você sempre encontra perdão.
Honoré de Balzac



Aparentemente, as mães assemelham-se a qualquer outro ser do sexo feminino. Mas não é bem assim!…
A partir do momento em que são mães, a maioria das
mulheres começa a manifestar características únicas e muito especiais. Conheça aqui algumas…

Olhos
Os olhos da mãe podem ser de qualquer cor e devem ser capazes de ver o que mais ninguém vê. Duma maneira geral, a expressão dos olhos deve ser suave e amistosa, mas deverá ter a capacidade de “soltar faíscas” nos momentos certos. Uma ferramenta tipicamente usada por todas as mães, independentemente da cultura de cada país, são os “olhos atrás das costas”.

Ouvidos
Os ouvidos das mães devem estar preparados para todas as eventualidades 24 horas por dia. Devem ser capazes de ouvir um bebé choramingar na outra ponta da casa ou de escutar os cochichos da filha adolescente com as amigas. Devem ainda ter potência suficiente para aguentar a música dos Patinhos ou a birra de uma criança que quer um brinquedo. No entanto, é importante que estejam mal sintonizadas para as más disposições dos filhos mais rebeldes.

Nariz
Ah, o nariz!… Capaz de cheirar uma fralda recheada a 50 metros! Até agora, não há provas de que a teoria do “maior é melhor” funcione neste caso. Algumas mães têm narizinhos muito pequeninos que parecem não funcionar, mas que na realidade conseguem “cheirar” quantos cigarros fumou o seu filho adolescente. Mas o nariz da mãe também tem sempre o prazer de cheirar os ramos de flores oferecidos pelos filhos.

Boca
A boca deve ser capaz de cantar uma suave canção de embalar sem sair do ritmo e de conversar durante horas a fio. Dela devem sair palavras meigas e bonitas e muitos conselhos. A única regra absoluta é que nunca, mas mesmo nunca deve ser usada para insultar, desmentir ou humilhar uma criança. A mãe até pode estar zangada, mas a agressão verbal é totalmente proíbida. Por outro lado, um requisito absolutamente obrigatório em qualquer boca de mãe é conseguir dar milhões de beijinhos aos seus filhotes e de, desta forma, curar qualquer dor, desde um arranhão a um desgosto amoroso.

Peito
A sua primeira tarefa em relação aos filhos é fornecer-lhes alimento e aí são verdadeiras máquinas de leite, independentemente do seu tamanho ou forma. Possuem ainda uma função aconchegante, o que faz com que todos os bebés adormeçam com facilidade no colo da mãe.

Barriga
Este é o primeiro lar de todas as crianças. Conhecida pelas suas características interiores bastante aconchegantes, a barriga da mãe continua a ter algumas utilidades mesmo depois do nascimento. Juntamente com o peito, é o lugar preferido dos mais pequenos para valentes sonecas.

Costas
Se bem que na sociedade ocidental não é assim tão comum, nalgumas culturas as costas da mãe são utilizadas como meio de transporte dos mais pequenos. No entanto, as barreiras culturais são ultrapassadas com a expressão “carregar o mundo às costas”, usada por todas as mães a nível universal.

Braços
Devem ser fortes para carregar os filhos ao colo, para transportar os sacos das fraldas e todo o tipo de tralhas. Todas as mães têm mil e um braços invisíveis que chegam a todo o lado e a todos os filhos ao mesmo tempo. De entre as suas inúmeras funções, são indispensáveis para adormecer uma criança e principalmente para dar xi-corações.

Mãos
Complementos importantíssimos localizados na extremidade dos braços. Servem para tudo e mais qualquer coisa. Uma das suas principais funções é fazerem festinhas sem se cansarem. Apesar de estar expressamente proíbida a sua utilização para fins violentos, são por vezes úteis na administração de uns leves açoites…

Coração
É, sem dúvida, o orgão mais importante de qualquer mãe. Apesar de não estar à vista (ainda bem!!) é o que tem mais manifestações exteriores. Quando combinado com os outros orgãos verificam-se resultados surpreendentes. Apresenta uma particularidade interessante: ainda que a sua dimensão seja relativamente reduzida, todos dizem que “o coração de uma mãe é do tamanho do Mundo”!